Quarta-feira, 23 de Janeiro de 2008
Usemos as Nossas Diferencas; Os Pelourinhos!
Pelourinho de Algodres.

Dentro de um principio que tenho referido, de que e nas diferencas, que se deve apostar para captar interesse e, dando valor a sondagens postas a circular por blogues de meus conterraneos, que aqui tenho divulgado e, podem ser encontrados nos meus "links", de que e no turismo que se deve apostar. Vou hoje referir-me a uma area, que em meu dever devia ser melhor explorada, pois e algo que nos temos e que creio devera ser quase unico a nivel nacional!

Tanto quanto tenho conhecimento, o concelho de Fornos d'Algodres, sera provavelmente o unico em todo o pais, que em tao reduzida area territorial, tem tantos pelourinhos: Seis!

Ora esta singularidade, deveria ser mais divulgada nos roteiros turisticos, criados e a criar. E mais ainda, porque a quase totalidade deles e original, datando dos seculos XV e XVI, (a excepcao e Fornos e, mesmo esse ainda conserva pedras originais) e, conservam-se no local em que foram implantados. ( aqui a excepcao e Figueiro, que hoje com a construcao na nova variante a estrada nacional 330, ate deveria ter corrigida a sua localizacao, devendo ser implantado novamente na praca, de onde nunca deveria ter saido!)

O ter tantos pelourinhos, indica que desde epocas medievais, continuando pela epoca moderna e ate ao ano de 1836, estas terras eram regidas pelos "homens bons"; (a democracia daqueles tempos) portanto cidadaos livres, nao tendo nunca aqui existido, nenhuma sugeicao por senhores donatarios, embora tivessem havido alguns, (Soveral, Caceres, Abreu e Noronha) mas eles nunca tiveram perrogativas nem de justica, nem jurisdicao sobre o povo em geral.

Como nao poderia deixar de ser, comeco por apresentar-vos hoje o pelourinho de Algodres, o da "terra mae", desta sub-regiao!
publicado por dalgodres às 04:01
link do post | comentar | favorito
 O que é? |
18 comentários:
De Anónimo a 23 de Janeiro de 2008 às 06:30
Nas aldeias com pelourinho por onde já passei, verifiquei que junto aos mesmos, existem paineis informativos, com dados aquitectónicos. Portanto existe uma referenciação turística dos mesmos. Já nos roteiros turísticos que conheço, as informações sobre este assunto, são escassas.
Quanto a roteiros, parece-me que ao Concelho falta um verdadeiro "mapa de visitas", que aponta-se não só os locais e paisagens com interesse regional, mas também que servisse como compêndio histórico-arquitectónico da nossa Terra. Neste ponto, julgo que ainda pouco foi feito.
Curioso o facto de nenhuma das povoações com pelourinho, ter incluído este monumento no seu brazão heráldico, com a expecção de Casal do Monte que não tem brazão, como se pode observar no
[Error: Irreparable invalid markup ('<a [...] http://www.cm-fornosdealgodres.pt/idx_cn.htm>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Nas aldeias com pelourinho por onde já passei, verifiquei que junto aos mesmos, existem paineis informativos, com dados aquitectónicos. Portanto existe uma referenciação turística dos mesmos. Já nos roteiros turísticos que conheço, as informações sobre este assunto, são escassas. <BR/>Quanto a roteiros, parece-me que ao Concelho falta um verdadeiro "mapa de visitas", que aponta-se não só os locais e paisagens com interesse regional, mas também que servisse como compêndio histórico-arquitectónico da nossa Terra. Neste ponto, julgo que ainda pouco foi feito.<BR/>Curioso o facto de nenhuma das povoações com pelourinho, ter incluído este monumento no seu brazão heráldico, com a expecção de Casal do Monte que não tem brazão, como se pode observar no <A HTTP://WWW.CM-FORNOSDEALGODRES.PT/IDX_CN.HTM HREF="" REL="nofollow">web site do Município</A>.<BR/><BR/>Cump's<BR/>O anónimo
De Fernando a 23 de Janeiro de 2008 às 07:15
Segundo pude observar na Wikipédia, Fornos é o segundo concelho do distrito com mais Pelourinho, 6, sendo só ultrapassado pelo concelho de foz Côa, com 7.
Abraço
De Amaral a 23 de Janeiro de 2008 às 13:04
Al Cardoso
Belo artigo e uma belíssima imagem. Fez bem em reportar aqui essa notícia. É merecida esta singela homenagem aos pelourinhos da sua terra. Este já conhecia.
Abraço
De al cardoso a 23 de Janeiro de 2008 às 13:48
Caro Anonimo:

Sim eu tenho conhecimento dessas placas indicativas que sao muito interessantes e descritivas, mas o que eu me referia era divulgar estes monumentos, num roteiro escrito ou digital, que como o amigo tambem ja notou esta em falta!

Caro Fernando:
Bem vindo, ha tempos que o nao via por ca, a seu tempo tam veremos ai o nosso pelourinho.
Quanto ao distrito eu tambem sei que Foz Coa, tem sete pelourinhos, mas acontece que e em area muito maior! O que eu refiro e creio que nao estarei muito errado e que Fornos d'Algodres, sera o concelho a nivel nacional que tem mais pelourinhos numa area territorial pequena!

Caro Amaral:
Como ja conhece este, a seguir viram os outros que provavelmente nao conhecera!

Um abraco de amizade d'algodrense, a todos.
De al cardoso a 23 de Janeiro de 2008 às 13:58
Ainda para o amigo Anonimo:

De facto tem toda a razao, e estranho que nem aparecam os pelourinhos nos brazoes das freguesias! Quem tera sido que decidiu o que colocar la?

E ja que estamos a referir-nos aos brazoes, Tambem nunca para mim fez muito sentido, o nosso brazao municipal, pois nada ai faz referencia a nossa historia que e riquissima e, as referencias a agricultura que la se encontram cada vez fazem menos sentido.
Sei que tem que se fazer algumas "demarches", mas ja era tempo de na Camara, alguem tomar a decisao de se fazer a correccao merecida do nosso brazao!
De JPCLEMENTE a 23 de Janeiro de 2008 às 16:45
Amigo Cardoso:
De facto temos que apostar naquilo que é genuinamente nosso para marcarmos a diferença.Os pelourinhos são mais uma das riquezas da nossa terra que deveria ser mais divulgadas.Aquando pela passagem da "famosa" associação Recreativa e Cultural de Figueiró da Granja, adoptámos um símbolo que tem como base o pelourinho de Figueiró. Brevemente, publicá-lo-ei em "O Figueirola".~
Um óptima semana
De Maria a 23 de Janeiro de 2008 às 23:21
É lindíssimo.
E é uma pena permitirem colocar persianas em casas como a que está por trás do Pelourinho.
Somos nós os primeiros a estragar tudo....

Abraço
De Anónimo a 24 de Janeiro de 2008 às 07:33
Olá a todos, amigo Cardoso concordo plenamente com tudo o que foi dito até aqui. Infelizmente como todos sabemos as autarquias apostam e muito em profissionais que vão buscar dinheiro , como Engenheiros, Arquictetos etc, agora nos que podiam criar dinheiro, nesses não pensao e na cultura muito menos, e como é obvio A sua terra não foge á regra, digo sua terra mas, tambem a conheço muito bem . Vou dar-lhe um ex. O CIHAFA podemos verificar que é ou poderia ser o cartão de visitas da terra, e podemos ai tambem ver que onde há pessoas que sabem ate se faz, e ai temos o Dr. Valera, mas, que eu saiba ele não é funcionário da Camara, como tal muito faz ele para as vezes que cá aparece. Eu pergunto Fornos tem já um museu , um Centro Cultural e um roteiro bom ou mau não interessa esta encaminhado, não estaria na hora de contratar um elemento que gostasse da terra tanto como o Dr. Valera , mas mais abrangente por ex. um licenciado em Historia , não um professor de história,mas um historiador é que parece igual mas é diferente. E ai sim esse trabalharia por ex. com o Dr. Valera ,mas dinamizando ao mesmo tempo tudo o resto, é que este concelho é rico não só em arqueologia, mas em história em geral, e que eu saiba não existe nenhum levantamento feito, que não diga respeito á arqueologia. Vou dar-lhe o ex. de um concelho que a eese nivel está pior que o seu, Aguiar da Beira está subaproveitado, mas no entanto tem um levantamento total e muito bom, de Pena Verde já me serviu de muito para o meu trabalho, levantamento esse que foi feito por um Históriador e um Arqueologo do GTL de Pena Verde. Acontece que esses levantamentos não têm seguimento porque o GTL acaba e os funcionários são despedidos. Ora Fornos já tem o favor de um, contratem outro, mas que goste da terra tanto como este, e que a viva, pois acho que em qualquer profissão é o mais importante. Peço desculpa por ter sido tao extenço , mas Fornos já descobriu o caminho , não o deixem perder , tornem-se autosustentaveis, se pensarem um bocadinho vêm que é possivel. Um Abraço
De Nuno a 24 de Janeiro de 2008 às 08:09
Caro Albino:
A questão que aqui se tem levantado sobre a eventual inclusão dos pelourinhos nos brasões das respectivas freguesias é muito interessante e confesso que também já me tem dado que pensar.
Julgo que convirá ter em conta que o regime legal da heráldica autárquica, aprovado pela Lei n. 53/91, de 7 de Agosto (v. aqui (http://www.dre.pt/pdf1sdip/1991/08/180a00/39043906.PDF) ), prevê (de acordo, aliás, com as regras gerais de heráldica) que os elementos usados deverão ter uma representação estilizada, não podendo ser representados na sua forma naturalista (cf. a al. d) do artº. 10º.). Assim, os pelourinhos (ou outros monumentos) teriam de ser figurados de forma estilizada e não numa reprodução próxima da realidade. A meu ver, essa representação estilizada acaba por relativizar o efeito de afirmação identitária e/ou o efeito distintivo que poderiam decorrer da representação dos monumentos locais nos brasões, o que talvez explique algumas das opções que têm sido tomadas.
Em todo o caso, também creio que pode haver razões que, casuisticamente, recomendem a inclusão de um pelourinho, mesmo em representação muito estilizada, nos brasões de certas freguesias (por exemplo, no caso das que foram concelho e queiram dar especial destaque a esse facto ou no caso de freguesias cujo antigo pelourinho seja um monumento ou uma marca identitária de particular importância).
Um grande abraço,
De al cardoso a 24 de Janeiro de 2008 às 12:00
Caro Nuno:
Bem haja pela documentacao.
Quanto aos brazoes das freguesias, olhe que embora nao aparecam la os pelourinhos ate estao muito bem heraldicamente. (digo eu!)
Ja o mesmo nao poderei dizer no que se refere ao brazao municipal, diga-me o meu amigo o que e que nele esta representado que se refira a historia das "Terras de Algodres" que foram o cerne no novo concelho de Fornos de Algodres?!
Era precisamente esse que gostaria de ver modificado.
Olhe uma Anta, uma coroa real aberta, e um curso de agua, cada um em tres bandas, identico ao de Algodres, representava muito melhor o municipio do que quatro espigas de milho e um cacho de uvas!
Mas quem sou eu que ate me chamam "sumidade", para botar faladura sobre estas coisas!

Um abraco de amizade.

Comentar post

.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Dezembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
.posts recentes

. UM SANTO E FELIZ NATAL!

. Agregacao de Freguesias

. As maravilhas gastronomic...

. VI Jornadas da Etnobotani...

. Ideias de um louco, ou at...

. Outubro e Novembro, tempo...

. Teatro, Exposicao e Passe...

. Fornos de Algodres na Fei...

. Parabens a Escola Element...

. Este sera de certo, o fut...

.arquivos

. Dezembro 2014

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Maio 2011

. Fevereiro 2011

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Dezembro 2009

. Outubro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Abril 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

.favoritos

. Bacalhau de Bruxelas.

. Ratzinger.

. No Estado, o absurdo não ...

. 50 anos.

.links
blogs SAPO
.subscrever feeds